Desmistificando a gorda fitness!

Publicado: 04/04/2017

Ela é gorda, ela é linda, ela se aceita, ela é feliz! Mas... E a saúde? 

Sempre (sempre, sempre, sempre!) que a pessoa gorda está em evidência, imediatamente, uma trupe de dezenas, centenas, milhares de fiscais da saúde alheia se prontifica.

Seja em uma campanha de moda, seja em uma entrevista sobre comportamento, seja em um ensaio fotográfico, seja em uma pauta sobre o crescimento do mercado Plus Size, seja em uma propaganda de ENERGÉTICO.

Quando o gordo está em destaque (e se ama, e se aceita, e tem sucesso), uma porção de "médicos" de plantão, baseados em um diagnóstico imaginário, aparece pra responder a todas as perguntas para todos os problemas possíveis que estejam relacionados à gordura.

Preocupados com problemas cardíacos e respiratórios, com nossas articulações e nosso colesterol, os fiscais questionam a saúde do corpo gordo, especialmente quando esse corpo gordo é de uma pessoa feliz. Veja só.

Afinal de contas, todas as pessoas magras são saudáveis e basta uma conta que meça peso x altura para um diagnóstico preciso, certo?

ERRADO.

Porque somos indivíduos, porque nossa aparência nem sempre traduz nossos cuidados com a saúde e, mais errado ainda, porque é EXTREMAMENTE VIOLENTO julgar o outro a partir de um padrão estético pré estabelecido.

Se você não acha bonito? Ok.

Se você se preocupa em se manter magro? Ok.

Se você realmente acredita que qualquer pessoa gorda é sedentária e passa o dia comento doritos? Siga firme com suas convicções, parsa.

Se você invade o espaço de outra pessoa pra dar sua opinião e, ainda, faz questão de ofender o outro com base nos seus preconceitos, aí você pode estar sendo babaca  ¯\_(ツ)_/¯

Existe gordo sedentário? Sim!

E magro que não sai do sofá? Também!

E gordo que pratica futebol americano, sobe-desce-empina-e-rebola no treino funcional, arrebenta no treino de circuito MMA, dá aula de yoga, é bailarino e o escambal todo? Com certeza! E não é mito ;)

Parafraseando um sábio dizer, pronunciado por nossa miga/blogueira/gorda/diva e atleta, Ju Romano:

Deixa os gordo ser gordo. Deixa os magro ser magro. Deixa as pessoas!

E vambora ser feliz e saudável, cada um do seu jeitinho :)



Isabella Trad, a musa do stories, sendo feliz e saudável no treino de futebol americano :)


Dani Rudz, rainha das maquiagem tudo, sendo feliz e saudável no treino de Circuito MMA :)


Thainá Morango, bailarina e estudante de dança na UFRJ, sendo feliz e saudável na pontinha do pé :)


Mari, criadora da marca, sendo feliz e saudável depois de um treino funcional daqueles :) 


E, pra terminar, sugestão pra quem tá afim de começar nessa vida maravilhosa de ser feliz e saudável, em uma aulinha de yoga pra iniciantes gravada também pela Mari, que pratica feliz e saudavelmente há 10 anos.

Namastê :) 



Voltar